POSSO BRINCAR COM AS MINHAS FILHAS?

TPC´s

POSSO BRINCAR COM AS MINHAS FILHAS?

Sei que faz parte do menu da parentalidade o estímulo ao conhecimento e à aprendizagem, o acesso facilitado às ferramentas pedagógicas, o apoio ao estudo, a supervisão dos trabalhos, o reforço ao estímulo de participação na matéria escolar, a garantia do brio, da motivação, da pontualidade e do cumprimento do dever.
Enfim…quando descobri que ia ser mãe estava mais preocupada com as dores do parto, a anos de luz da responsabilidade adjacente à criação sólida de um filho. Se me tivessem mostrado em filme o preview do meu desespero, a acompanhar os Trabalhos de casa, tenho a certeza que ainda hoje não largava a pílula:)
O parto foi um “menino” comparado com o desgaste psicológico diário que tenho na imposição de uma disciplina de estudo e do acompanhamento das minhas crias. Também não ajuda que a personalidade das miúdas seja o “copy-paste” perfeito da inquietude do meu ADN. E fazê-las sentar, respirar fundo e concentrar é quase tão titânico como apaziguar o sono numa noite quente de Verão. Não pretendo demitir-me das responsabilidades inerentes ao exercício de mãe pedagoga, mesmo que quisesse não podia, efectivamente. Sei que nem todo o trabalho que é feito na escola é suficiente para fermentar as cabeças fervilhantes das nossas crianças, mas custava muito reduzir as fichas diárias de Tpc´s? Dar uns dias de folga para curtir o lado simpático de ser mãe?
Vou busca-las às 18h00, tpc´s até às 19h30, banho às 20h, cama às 21h. Posso ambicionar brincar com as minhas filhas, depois de duas horas a dar-lhes na cabeça, quando elas acabam de chegar de 7 horas de aulas? Gostava de conseguir interagir com elas para além do jantar, do lavar de dentes e da história para dormir. Dá para abrandar o ritmo? Dá para mandar umas cenas para pintar, daquelas que nos fazem participantes do lado colorido da vida?
E se houvesse uns fins de semana sem mochilas pesadas também era porreiro. E se elas não levassem um compêndio de fichas nas férias então…era o delírio. Eu não gosto de fazer TPC´s é verdade. Mas não é do meu tempo que reclamo e não é só ele que me tiram.
Posso brincar com as minhas filhas?

Comments

comments