- Este ano quero fazer anos primeiro!

IMG_0725_6297

Temos um dilema que vai durar para sempre.
A Caetana faz anos em Setembro e a Camila em Outubro.
Ora todos os anos, a seguir às férias do Verão e com a aproximação das festividades, a filha da mãe mais pequena, reclama:
– Este ano quero fazer anos primeiro!
A explicação detalhada do calendário gregoriano, a sucessão natural dos meses e a irreversibilidade dos factos não lhe enche a medida. Por um lado é bom, porque ela me acha suficientemente poderosa para me responsabilizar pela manutenção da ordem dos 365 dias por ano, por outro lado, é uma goma colada ao sapato, porque todos os anos amua, por se sentir preterida, secundarizada, abafada, pelos anos da irmã. E isto não vai lá com presentes, até porque não lhe são merecidos. As palavras, ela não digere, os factos não os assimila e a família passa os 15 dias que distanciam, os anos de uma e de outra, a tentar amenizar as carências egocêntricas da pequena ofendida.
Este ano, tinha a agravante dela entrar para a primeira classe e lhe ser devido, uma atenção especial na integração numa nova escola, num patamar completamente diferente do jardim de infância. Carências somadas, tivemos uma celebração com direito a choro soluçado, e nem o consolo do fim do dia, fim de reinado, início da contagem decrescente, travou o amuo sentido de quem vive no colo primário de todas as atenções.
Lamento minha filha, mas já tentei, e não me deixam mesmo, trocar Setembro por Outubro. Vamos ter que aprender a viver com a evidência dos factos. Talvez estas pontadas de birra, sejam as tuas primeiras dores de crescimento. Pensa pelo lado positivo, alguém vai ter carta primeiro, quando perceberes o jeito que isso dá, vais dar graças a Deus por teres tido a sorte de ter uma irmã à tua frente!

Comments

comments