Doutora mente
Este texto é para ti, minha croma de excelência, Meu às de copos, meu chá de jasmim tailandês .
Cheguei atrasada, baralhei as horas, mas vi-te a defender o teu doutoralmento, aqueles gráficos complicados, num inglês irrepreensível e com um cuidado nas palavras, que se falasses comigo assim, só a muito custo seríamos tão amigas😂.
Estava tudo derretido com a tua voz de piano de cauda e eu também. Embevecida sem perceber um car* (tografo) do que dizias.
Depois foste chamada pelos senhores de toga e investida com distinção como uma Douta senhora.
Sempre te soube sabida e sabichona, agora vejo-te sábia entre pares, tão ímpar na tua vocação, que quase te pedia em namoro de amizade outra vez.
Sabes de mim coisas que nem eu sei e tens na tua posse material que comprometeria a minha boa moral, se moral houvesse sobre os juízos da juventude.
Tive que sair a correr, porque ainda não sou doutora no desapego de mãe e porque brindas com champanhe, e eu prefiro amizades sem bolhas, feitas da maceração de outras uvas. A nossa é sacada a ferros torcidos e nunca se cospe a rolha.
Se te dissesse o quanto fiquei orgulhosa, talvez não percebesses tão bem, como dizer que finalmente sou convidada para uma dimensão tão pública da tua vida. O teu Capricórnio sorrateiro sempre foi um mistério assumido para mim.
E o tema, o tema?! Mary Jo,
A Demência. Tão adequado à loucura fatídica da vida, tão assertiva a escolher o fado, tão doce a dar comparo ao desamparo do tema.
Sempre disseste, que eu tinha calibre para um caso de estudo, que segundo as tuas letras, mais desaparecia a fingir demência, que acometida pelo apagão da existência.
Doutora, agora que tens um canudo, vou fazer o jeitinho de acreditar em ti.
Se no acaso desnecessário da vida, eu me fintar por dentro, mostra-me só aquele vídeo patético que gravaste em Alfama, num ano que ainda tinha pronome de 19.. tenho a certeza que a miúda apaixonada que não conseguia calar os pés, há de soltar um sorriso.
Agora vai beber Doutora.
A tua rectidão de hoje deu-me ânimo para outras curvas.