TAMBÉM HÁ CHOCO FRITO
Vivi 8 anos em Alfama e lembro-me de achar curioso que grande parte dos meus amigos só conhecesse o bairro pela mão das sardinhas nos Santos populares.
É um reducionista? Claro que é.
Setúbal faz-me lembrar Alfama muito para além do cheiro a escamas e carvão.
É uma cidade bairro tão bem entalada entre o mar e a serra, como o meu bairro era entre o Castelo e o Atlântico. Setúbal não teve boa fama durante muitos anos. Para a maioria era terra de bairros periféricos e pescadores. Mas fez-se crescida, parte do centro histórico entrou em obras de qualificação.
Hoje Setúbal é mais do que terra de peixe é terra de gente boa, de património, de cultura, de paisagem e de uma humanidade tão imensa que passar cá de passagem é perder uma viagem. No que a mim compete, não posso permitir que Setúbal fique presa aos suculentos tentáculos de um choco frito.
Quem não gostava no alto da sua maturidade, de habitar um lugar onde os habitantes são conhecidos pelo nome de peixe – charrocos.
Por isso partilho aqui o programa de 3 dias que vos vai tornar fãs desta cidade de história:
- 1º dia: Check in directo na Ana House, uma casinha pitoresca de 3 andares situada no casco antigo da cidade. E a Ana merece todas as honras porque é uma filha apaixonada da terra. Tão embaixadora de si mesma como do seu terroir. Não hesitem em colocar-lhe questões.
- 2º Mercado do Livramento. Pousem as malas e partam para o mercado de Setúbal com um cesto na mão ( a Ana deixa vários nos cantinhos da casa). E tragam tudo o que considerem da fruta fresca ao marisco de deitar a mão. Comprem o pão no Faralhão, presunto no talho do porco preto ou sirvam-se da simpatia do Jacques (loja 22) e aviem-se. Deixem as compras em casa e levem fruta fresca para o caminho. Alperces:) levei 4 no bolso.
- Almoço é na “Nova taberna do pescador”, comecem com a sopa de massada de peixe e aceitem tudo o que vem para a mesa com a mesma gratidão com que um pecador convertido recebe a comunhão
- Depois assumam a digestão e passeiem-se de barriga alada pela zona antiga. Obrigatório ir ao museu do trabalhador, uma antiga fábrica de conservas, nas portas do miradouro de são Sebastião. No auge chegaram a ser 140 fábricas em Setúbal. Comovente ler os testemunhos daquela gente.
- Para jantar têm que ir à Ratoeira, mas peçam à Ana que encomende o arroz de lavagante 48 horas antes. Eu fiquei com borboletas no estômago e desde que “o conheci” que não deixo de pensar “nele”. Mas contem-me vocês como estava o caldo, a cozedura e as memórias que constroem para o futuro.
- No dia seguinte (já marcado) vão passear pelo Sado no Vertigem azul. Ver os golfinhos, os areias azul turquesa e as icónicas grutas esculpidas nas falésias de uma das serras mais bonitas do nosso país. Mas se gostam de pessoas, como eu, vão até à loja com tempo para conhecer os donos.
- Vão embarcar no cais de Setúbal, mas vão desembarcar em Tróia e é lá que vão desaguar o piquenique que aviaram no dia anterior no mercado. Não se esqueçam do saca rolhas, guardanapos e um saco para o lixo. E depois, já com o cesto vazio, façam 10 kms pelo areal e apanhem o ferry de volta em Tróia.
- Nessa noite jantem no restaurante da esquina da vossa rua e petisquem-se. São a casa gastro de um casal novo que se mudou para Setúbal
- No dia seguinte, Arrábida com vocês, a estrada que liga Setúbal ao Portinho está em obras, mas o desvio da serra é tão composto como ladear o mar
- Almocem no farol e façam o caminho a pé pelas praias da Arrábida ida e volta até à praia da Figueirinha com mergulhos pelo meio
- Na volta demorem-se. Podem optar por jantar novamente no farol ou ir ao Galeão, aquele restaurante que está pendurado em cima do mar. Comam uma boa carne de porco à alentejana, umas amêijoas ou um choco frito, só para não se sentirem em abstinência gastro-cultural.
- Tragam roupa quente e deixem o Porto esvaziar até ser hora de regressarem a Setúbal.
Onde dormir, o que comer e o que fazer:
Dormir:
Ana House
@anashousesetubal
https://www.anashousesetubal.com/
https://goo.gl/maps/ioQMtfqvcdf9jFUj9
Casa Âncora
Portinho da Arrábida
919 589 229 – Sália
Comer:
Nova Taberna do Pescador
Do João e da Cristina
+351 265236073
https://goo.gl/maps/funxdyKH5wpaMu6s6
A Ratoeira
Do Júlio
Obrigatório encomendar o arroz de lavagante
+351 265533622
https://goo.gl/maps/UuvR2dzWmD2d5vDm7
O farol
Sr. Orlando
212181177
https://www.farolarrabida.pt/
https://goo.gl/maps/PxVFzttuMGRV8maW8
Para choco fritarem:
Leo do Petisco, Rua da Cordoaria 31/33
Ribeirinha do sado, Av. Luisa Todi 586
Pérola da Mourisca, Rua da Baía do Sado 9
A fazer:
Museu do Trabalho
265537880
https://goo.gl/maps/24L6Z2m2AWmNqpm19
Casa Bocage
265229255
https://goo.gl/maps/3wL7aPScxAoTsURr5
Vertigem Azul
(Cheguem antes e conheçam o projecto através da Maria João)
Observação de golfinhos
Wine Sunset party
Passeios exclusivos
265238000
https://www.vertigemazul.com/
Serra da Arrábida
Passeios e trilhos